Miduxe
Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Kids Birthday tickers
sexta-feira, julho 20, 2007
  Irmãos e ciúmes...
... Para responder à Tânia

Perguntas se o mais velho teve ciumes do mais novo....

... pois, teve, tem e espero que continue a ter; acho que não seria normal não existirem ciúmes na idade dele;
Agora aquilo que te posso dizer é que os seus ciúmes são muito “normais” e nada exagerados como vejo em algumas crianças;
Por exemplo uma das ex-educadoras do piolho mais velho teve uma segunda filhota e o primeiro filhote faz cenas horríveis de ciúmes sempre que se pega ao colo ou trata da irmã; ele torna-se agressivo, berra, enfim tem reacções complicadas de se lidar (às quais eu assisti)... aquilo que também reparei foi que as atenções vão todas para a recem nascida, o que compreendo perfeitamente,mas ... é aqui que acho que està o "problema" e o pior é que muitos pais não se apercebem;

Mas atenção é a minha opinião, não quer dizer que seja a melhor...

Eu falo como segunda filha que sou! O meu irmão é um ano mais velho que eu!
O segundo filho quando nasce conhece uma realidade específica, ou seja tem um pai, mãe e um irmão, e é a realidade a que se vai habituar; No entanto o primeiro filhote, esse sim tem a sua realidade completamente modificada, era filho único, centro das atenções e de um dia para o outro aparece là em casa um outro a “roubar-lhe”a exclusividade... assim sendo sou da opinião que se deve ter muito cuidado com as atenções que se dà ao primeiro...pois é ele quem sofre a enorme mudança;

Por vezes leio post de mamãs um pouco angustiadas por não conseguirem dar a mesma atenção ao segundo filho, tal como fizeram com o primeiro... mas parece-me muito normal que assim seja e tenho a certeza que não é por isso menos amado e não acredito que o segundo se sinta em desvantagem em relação ao primeiro...
O primeiro tem “apenas” os pais como estímulo e centro de interesse, o segundo tem o exemplo que o fascina desde muito pequeno chamado: irmão!

O meu piolhito número um teve e tem uma reacção extraordinària de carinho e super protecção em relação ao irmão, talvez devido a tudo aquilo porque passàmos...
A primeira vez que entrou no quarto onde o bébé estava hospitalizado foi no dia em que o troxemos para casa e o piolhito mais velho estava super ansioso... pediu-me logo para o ver, beijar e pegar ao colo, algo que nunca esquecerei; Entrou no quarto e disse: “Mamã pega-me ao colo para eu puder dar um beijinho ao bébé,” (que estava numa cama alta);
Deu-lhe um beijo e fez-lhe uma festa na cara; Eu peguei no bébé e o mais velho pediu logo para lhe pegar ao colo (coisa que fiz) e ajudar a dar-lhe o biberon;

Agora, em casa, mostra ciumes muito esporadicamente... Faz cara feia, isso sim, quando as visitas chegam e só têm olhos e colo para o bébé... aí mostra-lhes a língua, fica menos simpàtico, mas depois passa-lhe;
Connosco, papàs, o mais velho vai se habituando a partilhar atenções e mimos;

Atenção que ao dizer que se deve ter mais “cuidado” com o mais velho, não quero com isso dizer que o segundo fica a um canto e só lhe damos mimo quando o mais velho não està a olhar... nada disso; O amor é dado na mesma quantidade e qualidade aos dois;
Apenas acho que o bébé “pertence” aos pais e ao irmão, por isso este deve ter um papel tão importante quanto o nosso enquanto pais (se me faço entender);


O mais pequeno é mais fràgil, é certo, mas não é por isso que grito com o mais velho se este tenta pegar no irmão... explico que o irmão é pequenino, e que se quer pegar-lhe eu estou là para o ajudar e colocà-lo no colo... (por exemplo)
O primeiro dormia num silêncio religioso, o segundo dorme bem enquanto o mais velho faz barulho... deixo o mais velho continuar a brincar, apenas não quero que dê gritos desalmados porque o bébé dorme, e o mais velho aceita, compreende e colabora (bom, às vezes nem por isso, mas pronto, faz parte);

Enfim, tento adaptar a realidade às duas crianças, tento não cair no erro de querer fazer com o segundo exactamente aquilo que fiz com o primeiro;
São seres humanos diferentes que vivem realidades diferentes;

É esta a nossa opinião cá em casa!

... e mais uma vez fica tanta coisa por dizer...
 
Comentários:
Estes últimos posts mostram-me uma maneira muito sensata de gerir as coisas. Eu tenho receio do que me podem fazer mais noites mal dormidas (porque as nossas ainda não acabaram...) e da gestão de um possível segundo. Mas acho que tu vais conseguindo e é bom ver isso... Bjs!
 
olá

sabes, nunca notei, e quem priva conosco tb nunca notou, ciumes por parte da Verónica em relação á irmã, mais nova 4 anos.

a v. sempre pediu muito um mano, ou mana ;D

a V. foi, e é uma criança muito infantil para a idade, qd a patricia nasceu, ainda aV. falava muito à bebé, e hoje com 8 anos ainda fala, aos 5 anos andou numa psicologa, conclusão, estava infantil por causa da irmã. Nunca consegui provar á médica que a V. sempre foi assim.

hoje com 8 anos, ela brinca, ensina, toma conta da irmã. è muito raro, muito raro mesmo vê-las brigar, e se isso aconteçe é quase sempe a Patricia que provoca a irmã.

se vamos por ex a um parque e a V. começa abrincar com algum menino(a) vai logo apresentar a irmã.

em relação á atenção e mimos, acho que tenho conseguido dar ás duas a mesma atenção e mimos, claro em doses diferentes, explico muitas vezes à V. que a mana precisa mais de mim, em certas situações, por ex no vestir higiene etc, e ela (V) já é uma mulherzinha, por isso não precisa tanto da ajuda da mãe.

acho que tenho conseguido.

beijocas
 
A maneira como exposeste a minha pergunta é exactamente como penso!
O mais velho sofre mais modificações, que devem ser encaradas com normalidade, mas tentar minorizar e situação.
Acho que entretanto as coisas encarrilam, o mais velho percebe quem é o bebe, que faz parte da familia, etc e tudo corre sobre rodas! Tem que haver um periodo de adaptação.
Até acho que quem complica mais este desenvolvimento são os terceiros, que aparecem de rompante, cheios de presentes e atenções para o bebé. Como não posso obrigar ninguem a trazer para os dois, prefiro que não tragam. Digo de coração, sem ressentmentos. Até pq nao tinha lata de dizer para trazerem 2 presentes! Prefiro dizer que já temos tudo, que não queremos presente.

Mais uma vez OBRIGADA, Amiga!!!
Mas digo-te uma coisa, ainda nem engravidei, imagina quando engravidar... vai ser só perguntas! Passas a postar só para mim hehehehe.

Beijos e bom fim-de-semana.
 
Concordo absolutamente com o teu post. Ciúmes por parte do mais velho desde que não sejam levados ao extremo até são bons e favorecem depois a relação entre eles que se tora única.

bjnho grande
bom fds
 
Sabes, aqui em casa ela entrou na vida dele aos poucos. Começou a gostar dela na barriga e quando nasceu ficou contente, mas eu tentei alterar ao minimo a rotina dele e por vezes era a pequena que esperava que eu acabasse de tratar do mano para lhe dar mais atenção a ela. E os ciúmes exigem, mas de modo muito leve e saudável e só me chateia quando as pessoas da família dão mais atenção a ela por ser mais pequena...
Bjs
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos
dezembro 2006 / janeiro 2007 / fevereiro 2007 / março 2007 / abril 2007 / maio 2007 / junho 2007 / julho 2007 / agosto 2007 / setembro 2007 / março 2008 / abril 2008 / maio 2008 / junho 2008 / julho 2008 / agosto 2008 / setembro 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / dezembro 2008 / janeiro 2009 / fevereiro 2009 / março 2009 / abril 2009 / maio 2009 / junho 2009 / julho 2009 / setembro 2009 / outubro 2009 / dezembro 2009 / janeiro 2010 / fevereiro 2010 / março 2010 / abril 2010 / maio 2010 / junho 2010 / agosto 2010 / setembro 2010 / outubro 2010 / novembro 2010 / dezembro 2010 / janeiro 2011 / fevereiro 2011 / abril 2011 / maio 2011 / julho 2011 / janeiro 2012 /


Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]